Suporte Nutricional para não-desnutridos é bom

Sabe-se que a nutrição pré-operatória é benéfica para os pacientes com câncer desnutridos. No entanto, permanece a discussão dos reais benefícios da suplementação nutricional em indivíduos com câncer sem desnutrição.

Kabata et al. (2015) em estudo prospectivo, randomizado e controlado, avaliaram a suplementação nutricional oral (600 kcal / 40g de proteínas) por 14 dias no pré-operatório de 54 pacientes, enquanto que o grupo controle foi composto por 48 pacientes. Avaliou-se alguns parâmetros nutricionais antes da intervenção cirúrgica, como: perda de peso nos últimos 6 meses e exames laboratoriais (albumina, proteínas totais, transferrina e contagem total de linfócitos). Depois da cirurgia os pacientes foram acompanhados por 30 dias para a verificação de complicações no pós-operatório. Os resultados mostraram que o grupo controle apresentou aumento no número de complicações graves em comparação ao grupo intervenção (p &lt; 0,001). Além disso, os parâmetros laboratoriais diminuíram significativamente nos pacientes do grupo controle (p< 0,001).

Os autores sugerem a introdução do suporte nutricional no pré-operatório de indivíduos com câncer abdominal e do trato digestório sem desnutrição, pois ele auxilia na preservação do estado nutricional e reduz o número de complicações pós-operatórias.

Tiago Armentano

Nutricionista do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil

Mestre em Nutrição Clínica- INJC/UFRJ
Especialista em Terapia Nutricional- UERJ e pela SBNPE/BRASPEN
Residência em Políticas e Práticas em Situações de Saúde no Espaço Hospitalar-UNIRIO/HUGG

Patrocinadores